Dupla Victor & Leo inaugura pavilhão no Instituto de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos


O Hospital de Câncer de Barretos inaugurou nesta quarta-feira (02.12) o pavilhão “Victor e Leo”, com a presença da dupla. O local vai abrigar mais um serviço pioneiro e importante de prevenção de câncer: o colorretal.

Segundo o diretor-geral do Hospital, Henrique Prata, a instituição criou diversos projetos durante os 53 anos de história e em cada um deles escolheu artistas para serem homenageados. “Agradeço o Victor e Leo pelo carinho com o Hospital e pela vontade e apoio da dupla em ajudar um projeto pioneiro que só nos enche de orgulho. Em nome de todos os pacientes e colaboradores, eu digo obrigado por mais essa conquista na vida do Hospital.”

Desde 2008 a dupla é parceira da instituição e contribui com shows e eventos em prol do Hospital de Câncer de Barretos. “É óbvio que se há anos somos parceiros, vamos continuar sendo por muito tempo. É uma honra muito grande para nós e é isso que justifica o nosso trabalho”, contou Leo.

“Quando a gente sabe que vai ultrapassar barreiras e fazer o bem para o próximos, nós fazemos com o maior prazer. O Brasil precisa de mais homens como você, Henrique. Quando você colabora, mesmo que pouco, com uma causa como essa, você está ajudando de certa forma a si mesmo. Enquanto tivermos saúde, vamos fazer o que puder”, disse Victor.


Câncer Colorretal
Os tumores que acometem o intestino grosso e o reto são conhecidos como câncer colorretal, o terceiro mais incidente no Brasil. Grande parte desses tumores é resultado de pólipos – lesões benignas que podem crescer na parede interna dos dois órgãos. Na maioria dos casos, se detectada precocemente, a doença pode ser curada.
A prevenção por meio de rastreamento é uma das melhores formas de se reduzir a incidência e a mortalidade desse tipo da doença, conseguindo assim, a remoção de lesões precursoras ou o diagnóstico precoce do câncer.

Como funciona
O Hospital de Câncer de Barretos começou a realizar exames de rastreamento do câncer colorretal, como teste de sangue oculto nas fezes, retossigmoidoscopia, colonoscopia e colono-CT. Podem participar do rastreamento pacientes com idade de 50 a 65 anos, que têm risco médio de desenvolver a doença e que se encaixem no questionário que será aplicado. Caso se enquadre no perfil, o paciente será orientado a realizar o FIT (Teste Imunulógico de Fezes) que vai verificar se há a presença de sangue oculto nas fezes.
Se o resultado da análise for positivo, a pessoa será contatada por uma enfermeira a ir até a instituição para agendar uma colonoscopia – um procedimento que permite visualizar e analisar o intestino grosso internamente com o auxílio de uma pequena câmera de TV adaptada a um tubo flexível. Se for necessário, o médico retirará um pequeno fragmento do órgão para biópsia.
Caso haja a confirmação da doença, o paciente será encaminhado ao médico especialista para dar início ao tratamento. A expectativa do mais novo programa de rastreamento do Hospital de Câncer de Barretos é fazer com que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham uma chance maior de cura.

Rastreamento Pioneiro
O teste FIT já é utilizado em vários países europeus como o primeiro de rastreamento populacional do câncer colorretal. No Brasil, esta é a primeira vez que esse exame está sendo feito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leilão Senepol
Após visitarem as instalações do Instituto de Prevenção e do Hospital de Câncer Infantojuvenil, a dupla seguiu para Jaboticabal, onde realiza um show em prol da instituição no “Leilão Senepol Solidário”, que será realizado na cidade.
“Os criadores da raça Senepol, além de serem pecuaristas, ainda se empenham muito em ajudar instituições sérias como o Hospital”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Senepol, Gilmar Goudard.






Nenhum comentário:

Veja também

Instagram | Show em São José do Rio Preto/SP