Dupla Victor e Leo é a grande atração no aniversário da cidade Ouro Preto/MG

No dia 8 de julho Ouro Preto completa o seu 303º aniversário de elevação a vila. Desde 2013, a comemoração passou a ser marcada por uma semana de programação cultural dentro da programação do Festival de Inverno da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Este ano a comemoração, que acontece de 04 a 11 de julho, ganha autonomia e sai da programação do festival, com identidade visual e produção próprias. Será uma semana de programação musical, teatral, erudita e popular, a qual inclui ainda programação cineclubista e parcerias com restaurantes da cidade.
Os shows
O Largo da Igreja do Rosário - um dos mais importantes cartões postais da cidade - vira cenário para shows da cena musical nacional. Entre os artistas destaque: Lô Borges, abrindo o primeiro dia de programação; Paulinho Moska, Teatro Mágico e Marina de La Riva. Abrindo estes shows estão os mineiros Sonorata, Pedro Morais e Caffeine Trio e a curitibana Ana Larousse com participação de Leo Fressato. 
Pop-up art
Além da programação musical do Palco Rosário, a Semana de Ouro Preto conta com apresentações artísticas não anunciadas, no formato pop-up art: onde a lógica é de surpreender o público com músicos que surgem tocando pelas ruas um sax, um violoncelo ou um clarinete; ou artistas circences que circulam pelas ruas ou estátuas vivas representando personagens históricos de Ouro Preto.
Teatro
O evento também conta com uma programação de teatro de rua. Junto com grupos teatrais locais se apresentam o Grupo de Dança Primeiro Ato, com o espetáculo Pequenos Atos de Rua; o Grupo Maria Cutia com o espetáculo Do Jeito que a Gente Gosta.
Mas o destaque teatral fica por conta do grupo potiguar Clowns de Sheakspeare, com o impactante e lúdico "Sua Incelença Ricardo III", dirigido por Gabriel Vilela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo no país. O espetáculo parte do texto Ricardo III, de Willian Shekespeare, e ganha a rua por meio do universo lúdico da cultura nordestina, o picadeiro de circo, palhaços mambembes e das carroças ciganos, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra Elisabetana.
Da cultura popular à Erudita
As ruas da cidade serão tomadas por cerca de 15 grupos de congado, convidados do Reisado Ouropretano, em um cortejo-homenagem a forte influência do sincretismo religioso no período colonial. O Congado é uma dança que encena a Coroação do Rei do Congo por meio de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastro e música.
Mas a programação também é cena para a erudição. A sessentista Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar receberá apresentações de corais locais e será coroada com o recital da soprano Sylvia Klein e o pianista Wagner Sander. Bem como um concerto da Orquestra Ouro Preto com "The Beatles", executado no aclamado Beatles Week de Liverpool.
A Semana de Ouro Preto é de realização da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com produção e gestão cultural da Cuia Cultural e Armazém Cultural.
Confira aqui a programação completa.

Nenhum comentário:

Veja também

Instagram | Show em São José do Rio Preto/SP