G1 | Teló conversa com Milionário e mostra imagens inéditas de José Rico




Esta semana, a música sertaneja se despediu de um de seus mais queridos compositores e intérpretes. José Rico, parceiro de milionário em mais de 40 anos de carreira. Michel Teló, que entrevistou a dupla na série "Bem Sertanejo", foi ao interior de São Paulo conversar com o Milionário sobre a perda do grande amigo e companheiro de tantos anos de estrada.
“No ano passado, eu peguei essa mesma estrada, muito feliz. Eu vim encontrar o ‘Milionário e José Rico’. A gente cantou, a gente tocou sanfona, a gente riu, a gente se divertiu. E hoje estou voltando com uma tristeza muito grande”, disse Michel Teló enquanto estava indo encontrar o cantor sertanejo Milionário.
Michel Teló: Esses 44 anos juntos, tenho nem ideia do que que você EStá sentindo nesse momento.
Milionário: Parece que não caiu a ficha ainda, sabe? Eu estava em um rancho, que eu gosto muito de pescar. Mais ou menos às 14h, a minha esposa me ligou. Ela falou: ‘vem embora hoje que o Zé Rico morreu’. Aí foi aquela pancada, né? Não era um parceiro, era um irmão, né?
Michel Teló: Um companheiro de estrada, né?
Milionário: Um companheiro de estrada!

José Rico morreu na última terça-feira (3), depois de sofrer um infarto, aos 68 anos. “Nos últimos shows dele, a gente via que ele estava bem caidão, devagar”, conta Milionário. 
Dois dias antes, o cantor conhecido como "garganta de ouro" subiu no palco pela última vez. Ele estava visivelmente debilitado.
Um Zé Rico bem diferente daquele que participou da série “Bem Sertanejo”, no ano passado. O Fantástico deste domingo também mostrou trechos inéditos do episódio, gravado em um circo (veja no vídeo acima). Foi em pequenos circos do interior que a dupla começou a cantar e a influenciar outros artistas, nos anos 70.
“Nós começamos a carreira praticamente juntos, mas eles fizeram sucesso primeiro que nós”, conta o cantor Chitãozinho.
"E essa coisa de misturar música mexicana com música brasileira, eles também foram um dos primeiros. Faziam com metais, com os violinos. E a gente fez bastante sucesso também nessa praia”, completa Xororó. 
Michel Teló: O Zé tinha uma marca registrada: ele chamava todo mundo de ‘Zum’, né?
Milionário: Todo mundo de Zum!
Michel Teló: E ele tinha aquele tipão que era só dele.
Milionário: Uns anelzões no dedo.
Michel Teló: Por que ele tinha aquela unha pintada? O que era aquilo?
Milionário: A Roberta Miranda apareceu no camarim um dia em um show nosso com ela. Ela apareceu com uma unha pintada. Ele falou: ‘Ô, Zum, eu gostei dessa unha pintada, vou pintar a minha também para ficar igual você’. E pintou! E deu certo.

Roberta Miranda acompanhava a dupla antes de se lançar como cantora. "Eu levei para ele a música ‘São tantas coisas’, e disse para eles: ‘Zé Rico, essa música é para você. Tem a sua cara'. Ele ouviu e disse: ‘Não, Zum, você vai gravar essa música. Essa música vai ser sucesso na sua voz’. E realmente, a música na voz da Roberta Miranda, a primeira música, o primeiro disco, vendeu mais de um milhão e meio”, conta a cantora Roberta Miranda.

Milionário e José Rico cantaram muitos sucessos na gravação do “Bem Sertanejo”. Um deles ficou de fora da edição final: “Lembrança”, de Zé Fortuna & Pitangueira. Veja, no vídeo acima, a canção. 

Michel Teló também visitou o castelo que o Zé Rico começou a construir há 23 anos, em Limeira, no interior de São Paulo. “Está construindo a parte interna. Ouvi dizer que tem uns 100 quartos”, conta Teló. Foi uma das poucas vezes que o Zé Rico permitiu que filmassem o castelo dele. A família disse que vai terminar a obra e transformar o castelo em um museu que vai contar a história da dupla “Milionário e José Rico”.
No vídeo, você também confere trechos inéditos com imagens de uma participação especial no novo DVD de Victor e Leo - ainda não lançado.
“Quando terminou ele falou assim: ‘eu consigo ver as figuras da música’”, conta Victor. “A gente escuta o cara cantar e percebe isso, né?”, completa o companheiro Leo. “E quando ele cantava, ele fazia de uma forma que eu chego a arrepiar. É emocionante”, declara Victor.
Milionário garante que vai cumprir a agenda de mais de 100 shows da dupla contratados para este ano.
Michel Teló: E você vai ter um companheiro cantando com você também?
Milionário: Não. Vai ser só eu, sozinho. Eu vou levar o Zé Rico em um telão para cantar comigo.

E deixa um recado em nome dele e de Zé Rico: "Estou agradecendo de coração pelos meus fãs, de ‘Milionário e Zé Rico’."
Uma carreira de 44 anos, que vai ser lembrada para sempre, por um grande sucesso: “Estrada da Vida.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Veja também

Instagram | Show em São José do Rio Preto/SP